29 de maio de 2009

Missão do ZOO

Achei importante fotografar este cartaz (algo discreto, quanto a mim) para que os mais acérrimos defensores da liberdade dos animais e "bota abaixo" dos Zoo's, possam pensar um pouco.

O Jardim Zoológico de Lisboa comemorou ontem, quinta-feira dia 28 de Maio, o seu 125.º aniversário! Teve a visita do Presidente da República e sua comitiva (eu vi-o lá).

As celebrações prolongam-se por Junho com animação aos fins-de-semana.


E, de não perder um documentário, a emitir pelo National Geographic Channel no Domingo 31, pelas 22:00h. http://www.natgeo.pt/programas/jardim-zoologico


"O mais antigo zoo da Península Ibérica continua a ser uma ilha de vida selvagem no coração de Lisboa e não pensa em mudar-se."


De acordo com a Administração do Jardim Zoológico, “ao longo da sua história, o JZ tem desempenhado não só um papel fulcral na conservação de espécies animais mas, também, se tem centrado na vertente pedagógica. Queremos permanecer no imaginário de todas as gerações e continuar a ter um papel activo na divulgação do respeito pela vida animal.” Classificada como Instituição de Utilidade Pública desde 1913, o Jardim Zoológico acolhe cerca de 2000 animais de 360 espécies e recebe, todos os anos, muitas centenas de milhares de visitantes."



O administrador do zoo de Lisboa lembra que "a missão dos jardins zoológicos foi sofrendo reais alterações ao longo do tempo": hoje, eles não são apenas locais onde se pode ver animais exóticos; assumem "um papel activo e fundamental na protecção e reprodução das espécies, funcionando como instituições vivas e em movimento". E é nesse sentido que tem evoluído a acção do parque.



O Jardim Zoológico de Lisboa tem apresentado resultados muito interessantes no capítulo da reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas. O clima "universal" de Lisboa, mas também a qualidade das instalações e do pessoal, que potenciam o bem-estar dos animais, explicam estes sucessos. Entre os mais significativos contam-se o nascimento de uma girafa-de-angola (existem apenas cerca de 20 exemplares em cativeiro) em 2007, a primeira inseminação artificial bem sucedida na Europa de um tigre-da-sibéria (1997) ou o nascimento recente de crias de leopardo-da-pérsia, gibão-de-mãos-brancas, lémure-de-cauda-anelada, chimpanzé ou suricata.




Devo referir que os Primatas têm agora diversos espaços "livres" de circulação muito bem arranjados e arborizados, não faltando brinquedos, baloiços e divertimentos.


Também os grandes felinos estão realojados e recomendam-se.


É muito bom poder ver os animais mesmo ali, quase ao alcance de um toque, de uma festinha, bem cuidados e, tanto quanto me é dado perceber, felizes.

Bem Haja ZOO de Lisboa!

Sem comentários: